Escravatura Branca

Apesar de não ser uma expressão por mim inventada, ouvi-a associada a uma discussão entre professores, sobre professores.
Estando na ordem do dia a declaração da nossa "brilhantíssima" ministra da educação Isabel Alçada, na qual refere de uma forma ou outra que não quer chumbos, leva-me a pensar que vamos estar a formar pessoas BURRAS, mas que podem dizer que têm o 12º ano de escolaridade, mas que bem vistas as coisas não sabem nada de nada em termos escolares, pois morangos com açucar e outras futilidades serão doutores por extenso.
Continuando com a problemática dos não chumbos, a referida ministra quer implementar um sistema igual ao finlandês, mas o rídiculo surge quando o quer fazer começando pelos resultados, isto é, como começar uma casa pelo telhado.
Passo a explicar melhor. O sistema finlandês de facto funciona, pois são turmas pequenas com muita atenção dispendida a cada aluno, de forma que estes de facto aprendem, ainda apoiados com tecnologia adequada.
Ora se por cá é impossível ter turmas com 10 alunos, ainda exigem, sem o respectivo retorno monetário, aos professores resultados em turmas com 25, 26, 27, 28 alunos, sem meios para o fazer, pois não são os "magalhães" que o vão fazer. Toda e qualquer pessoa sabe que isso é impossível. Já para não referir a má educação dos coitados dos meninos, má educação esta que é sem sombra de dúvidas culpa dos professores...
Se por tanto já tem de passar o licenciado, agora ainda o querem obrigar a trabalhar até quase aos 70 anos! Como é que isto é possível? E depois claro, se vão embora mais cedo por estarem cansados de aturar os filhos dos outros, má educação incluída e grátis, durante mais de 40 anos de carreira, são penalizados na sua reforma em 0.5% por cada mês que antecipe a sua merecida reforma!

Digam lá se isto não é escravatura em pleno século XXI??!??!?

1 comentário:

  1. mas atenção que não são só os professores a verem aumentar a idade da reforma... é escravatura pra toda a gente!
    menos para os políticos, que acumulam reformas avultadas e vitalícias por desempenharem um cargo durante uns meses ou anos. e nalguns casos, mais do que uma reforma!
    que tristeza...

    ResponderEliminar