Bancos....

O que uma pessoa pode esperar das empresas que são os bancos, já todos sabemos. Milhões e milhões de euros de lucros todos os anos, mas cada vez se queixam mais, apesar das inúmeras regalias de que usufruem, e do dinheiro que extorquem às pessoas.



Contudo o que quero aqui dizer, não se prende com este tipo de coisas, normais neste antro bancário, mas sim o excesso de burocracia dentro e entre bancos.
Por motivos de compra de casa, o melhor serviço/ oferta que encontrei foi num banco que não nenhum dos dois onde possuía conta. Deste modo, tratei de fechar as contas que tinha abertas. Num dos bancos "No problem dude!", no outro...

Vou tentar descrever a manhã de hoje!

À boa moda dos filmes americanos vou começar com um flashback:
Sexta-feira dia 15 - Banco A
- Boa tarde. Queria fechar a conta que tenho convosco.
- Muito bem. Ah desculpe não pode, o seu pai (também titular da conta) tem de estar presente.
- Tudo bem compreendo, mas eu com 28 anos, não tenho autonomia para isso? Quando me ofereceram pacotes e pacotes e subscrições atrás uma das outras não exigiram que o meu pai tivesse presente, visto também ser titular!
- Ah pois, sabe é que as coisas são diferentes.

Virei costas e voltei lá hoje com o meu pai.
A imagem seguinte, demonstra como me senti no decorrer dos próximos acontecimentos!




Hoje (18 Julho), 9h15 - Banco A - Mesmo bancário.

- Hoje já trago o meu pai.
- Certo. Identificação. Assine aqui. Está feito.
- Desculpe, está feito não! E os meus 5000€ do Plano Poupança Reforma (PPR)?
- Ah tem razão. Não tinha aqui no sistema. E agora como vai ser?!?! Vamos ter de fazer aqui uma ginástica.
- Mas o meu pai precisa de aqui estar para isto agora?
- Não, pode ir.
(Foi, porque naturalmente tinha outras coisas a fazer)

9h45 (vejam lá o tempo de espera para a ginástica)

- Tem de ir ao Banco B (o meu novo banco) para pedir os papéis de transferência.
- Ok

9h50 - Banco B

- Bom dia, queria depositar um cheque e pedir os papéis para a transferência de um PPR.
- Bom dia, o cheque tudo bem mas os papéis é no banco de origem.
- Ok

10h10 - Banco A

- Olhe disseram que os papéis são aqui.
(telefone...)
- Olhe desculpe, de facto confirmei agora ao telefone, e tem toda a razão, vamos já tratar disso. Dados, dados, dados, e a morada da nova seguradora?
- Não sei, veja na net!
- Ah é que aqui tem muitas.
- Porra!




10h25 - Banco B

- Bom dia, de novo! Podia dizer-me a morada da seguradora?
- Claro.

10h30 - Banco A

- Morada!
- Tudo bem obrigado. Já está.
- Já está não! Eu quero uma cópia para mim.
- Ah claro, tem razão.

10h40 - Banco B

- Venho só entregar a cópia da transferência.
- Está certo. Obrigado.

___________________________________________

Esta história apesar de bastante resumida, principalmente a nível de discursos, vem tentar mostrar a burocracia nos bancos.

Porque é que simplesmente, visto vivermos na era da troca de informações, não fazem as coisas com maior fluência.

"Olhe quero mudar disto daqui para ali." Assinar um documento que assim o indique, e pronto. Como quer um, quer outro sabem da vontade do cliente, tratavam das coisas. Sim, porque se fecham às 15h têm muito tempo para fazer esse tipo de coisas!!!


Fiquei doido!!!!
Mas pronto, agora estou mais relaxado, já tenho tudo tratado, mas não foi fácil!!!

3 comentários:

  1. A tua história é absolutamente incrível mas está descansado que também já passei pelo mesmo. Para fechar uma conta que tinha no BPI foi o cabo dos trabalhos. Mesmo depois de fechada ainda me continuavam a mandar extractos pra casa. Achas isto normal???? :((

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo

    Um bom Banco é o Banco que tem uma funcionária com um bom decote no atendimento.

    Não vês o tempo a passar e nem te importas de lá voltar mais vezes.

    ResponderEliminar
  3. LOL - achar normal não acho, mas acredito facilmente pois isso também me acontece a nível e operadores móveis e de net!!!

    Anónimo - por acaso no banco B (O meu de momento) é bem boa e com bom decote, mas infelizmente está de férias. Tive este trabalho todo mesmo com homens dos dois lados!!!

    ResponderEliminar